Ônibus Wiki:Editor Visual

De Ônibus Wiki
Revisão de 01h22min de 17 de outubro de 2021 por Pixial (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Editor Visual, uma forma de editar o Ônibus Wiki que está sendo desenvolvida que não exige que os editores aprendam marcação de wiki. Até o Editor Visual, os editores precisavam aprender a marcar a wiki para fazer a maioria das edições. O VisualEditor permitirá que as pessoas editem muitos tipos de páginas sem ter que aprender a marcação wikitext, e a equipe do WMF espera que isso incentive mais leitores a se tornarem editores.

Mesmo após o eventual lançamento antecipado de todos os recursos do Visual Editor, editores experientes ainda podem preferir editar o wikitexto porque o consideram mais rápido e preciso. Editar artigos puramente em wikitexto é e continuará sendo uma opção que a Wikimedia Foundation não tem planos de remover. Mesmo os editores que habilitam o VisualEditor terão a opção wikitext disponível na barra de ferramentas para cada página e seção.

VisualEditor ainda tem muitos bugs e recursos ausentes.

Sobre o Editor Visual

VisualEditor é uma forma "visual" de editar o Ônibus Wiki que permite que as pessoas editam sem ter que aprender marcação wiki.

Pontos negativos

As limitações conhecidas atuais incluem:

  • Funcionalidade de edição incompleta - O conteúdo de alguma formatação complexa, incluindo listas de definições, será exibido e pode ser editado, mas os editores que usam o Editor Visual não podem modificar certos detalhes. Listas com várias colunas são editadas por meio do diálogo de transclusão complexa, o que é difícil. A edição da tabela no celular não funciona corretamente. Adicionar recursos nesta área é uma das prioridades dos desenvolvedores.
  • Alguns navegadores não são suportados - VisualEditor funciona em quase todas as versões relativamente modernas (2012 ou mais recentes) do Chrome / Chromium, Firefox, Edge, Internet Explorer, Safari, Opera, Midori, Falkon (anteriormente Qupzilla), SeaMonkey e WebPositive (aproximadamente 95% de todos os usuários). O VisualEditor nunca funcionará em alguns navegadores que não sigam os padrões da web, incluindo Android 2.3 ou Internet Explorer 10 ou anterior. Se o Editor Visual não estiver disponível em seu navegador ou se você tiver desativado o Javascript, verá os botões apenas para o editor de wikitexto.
  • Notas de rodapé dentro de modelos - Notas de rodapé dentro de modelos (mais comumente, infoboxes e Template: lista de referência (talk⧼dot-separator⧽links⧼dot-separator⧽edit)) não são visíveis na caixa de diálogo "reutilizar", causando discrepâncias na numeração das notas de rodapé exibidas na parte inferior de a janela principal de edição do VisualEditor.
  • Modelos não balanceados - VisualEditor luta com modelos que passam um pouco de código incompleto, com marcação, para outro modelo ou tabela. Eles podem ser exibidos de forma estranha ou podem não ser editáveis ​​se selecionados no Editor Visual.
  • Mais lento - Carregar páginas mais longas no Editor Visual pode levar 60 segundos ou mais para alguns usuários.
  • Não é possível editar uma única seção - VisualEditor carrega e envia apenas páginas inteiras. Clicar em um link de edição para uma seção irá rolar para a seção apropriada após a abertura. No modelo do Editor Visual, editar seções seria paradoxalmente mais lento do que editar a página inteira.
  • Desconhecimento da formatação de tabela feita por modelos - Popular modelos de célula de tabela (por exemplo, sim, não, tba, n / a) pode causar problemas. O motivo é que esses modelos contêm uma barra vertical para separar a formatação e o texto, mas o Editor Visual não está ciente disso. Como resultado, as operações da tabela que alteram a estrutura da tabela, como mesclar / dividir células ou inserir / excluir / mover linhas ou colunas, podem não funcionar corretamente.
  • Dados em células mescladas são excluídos se linhas ou colunas são movidas entre eles. Solução alternativa: desfaça a mesclagem das áreas afetadas antes de mover e mescle-as novamente depois.