Ônibus Wiki:Contas múltiplas

De Ônibus Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
Conduta comportamental

O Sockpuppet usa mais de uma conta para violar as regras do Ônibus Wiki ou causar interrupções ou contornar bloqueios ou proibições. O usuário que usa uma conta falsa pode ser chamado de "Sockpuppet".

Usar mais de uma conta nem sempre é ruim. Quando as pessoas usam mais de uma conta, é recomendável vincular à conta original. Será mais fácil saber o status de uma conta. Algumas pessoas acreditam que um ônibus-wikista não deve ter mais de uma conta. Outros acreditam que, se as contas forem usadas para bons propósitos, tudo bem. Por exemplo, um editor pode decidir fazer uma segunda conta para alterar artigos em computadores públicos. Consulte esta página para obter informações sobre como o fantoche de meia afeta outras comunidades online.

Contas alternativas

Usos inadequados de contas alternativas

Contas alternativas não devem ser usadas para alterar páginas de maneiras que seriam consideradas impróprias se feitas por uma única conta. Usar contas fantoches alternativas para dividir seu histórico de contribuições significa que outros editores não podem detectar padrões em suas contribuições.

Contas de "mão boa, mão ruim"

Uma conta de mão ruim é aquela que você usaria para fazer mudanças ruins, como vandalismo, enquanto mantém sua conta de mão boa limpa de quaisquer mudanças que possam refletir negativamente em você. Uma conta de boa mão é aquela que você usa para fazer boas mudanças no projeto. Nunca é aceitável manter uma conta "limpa", enquanto usa outra conta para se envolver em comportamento perturbador.

Usos legítimos de contas alternativas

Contas alternativas têm usos legítimos. Por exemplo, usuários proeminentes podem fazer uma nova conta para experimentar como a comunidade funciona para novos usuários.

Segregação e segurança

Alguns editores usam contas alternativas para separar suas contribuições por vários motivos:

  1. Como os computadores públicos podem ter cavalos de Troia ou keyloggers para roubar senhas, os usuários podem registrar uma conta alternativa para evitar o sequestro de suas contas principais. Essas contas devem ser conectadas publicamente à conta principal.
  2. Os usuários com experiência reconhecida em um campo podem não desejar associar suas contribuições a esse campo com contribuições a artigos sobre assuntos nos quais eles não têm a mesma posição de especialista ou que consideram menos importantes.
  3. Um editor pode usar uma conta alternativa declarada abertamente para realizar tarefas de manutenção a fim de simplificar a organização de tais tarefas.
  4. Algumas redes WiFi públicas podem ser perigosas, pois os hackers podem ler o que as pessoas enviam e recebem pela rede.

Ver também