Ônibus Wiki:Tamanho do artigo

De Ônibus Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

Os limites de tamanho nos artigos são estabelecidos por razões técnicas e considerações sobre a facilidade de leitura e comodidade na estruturação do artigo.

Conduta de edição

Os limites foram definidos no passado por razões principalmente técnicas, já que alguns navegadores agora obsoletos exigiam que os tamanhos dos artigos fossem estritamente limitados a exatamente 32 kB, já que a edição de qualquer artigo maior causava sérios problemas. Devido à capacidade atual de editar seções e à disponibilidade de atualizações para os navegadores afetados, esta regra não se aplica mais literalmente. No entanto, ainda existem boas razões estilísticas para não tornar um artigo muito longo.

A intenção é limitar o comprimento da prosa contínua, portanto, para fins práticos de estilo, não é necessário levar em consideração o tamanho que eles adicionam:

Links externos, referências, bibliografia, ver também ou páginas relacionadas, diagramas, gráficos e tabelas, seções que constituem meras enumerações, " linguagem de marcação " (os comentários entre <e >), endereços da web e outros elementos de natureza semelhante.

Considerações

Melhor não se apressar

Não tome medidas precipitadas assim que um artigo exceder 32 kB; Não há necessidade de pressa. Você pode discutir a estrutura com outros editores. É melhor determinar se o assunto deve ser tratado em vários artigos menores e, em caso afirmativo, a melhor forma de organizá-los. Às vezes acontece que um artigo precisa ser grande para cobrir todos os aspectos do assunto. Resumindo: o tamanho não é motivo para remover informações úteis de um artigo, ainda mais se puder ser transferido para um artigo relacionado.

Dissecando seções controversas

Um fato relativamente trivial pode ser interessante se for contextualizado em um artigo maior, mas não digno de um artigo inteiro para ele. Em muitos casos, dividir uma seção polêmica sem deixar um resumo adequado pode acabar sendo uma violação do ponto de vista neutro . É melhor garantir que tanto o título quanto o conteúdo da seção que está sendo separada reflitam um ponto de vista neutro.

Problemas técnicos

O tamanho de uma página no namespace principal (e, se não estiver desativado, nos outros namespaces) pode ser encontrado pesquisando-o. Lembre-se de usar o botão Pesquisar, não o botão Ir.

A capacidade de editar por seções alivia alguns problemas técnicos de páginas longas, desde que cada seção esteja dentro do limite. No entanto, os usuários com modems lentos terão que esperar até que a página inteira seja carregada antes de poderem lê-la.

As preferências do usuário podem ser ajustadas para que os links para páginas menores de um determinado tamanho apareçam em uma cor diferente. "Tamanho" neste contexto significa o tamanho do texto fonte que pode ser visto na caixa de edição.

Quais navegadores têm dificuldade com artigos grandes?

Alguns navegadores móveis, incluindo alguns de consoles portáteis e navegadores da web lançados alguns anos atrás, não podem editar páginas longas porque cortam o texto fonte para 32kB.

Esse problema ocorreu nas versões do Netscape Navigator anteriores a 4.76, no navegador Opera anterior à 6.04 e no navegador Nintendo DSi, que não pode gravar páginas longas devido a problemas de memória. Nenhum outro navegador é conhecido por ter esses problemas. Nenhuma versão do Mozilla Firefox, Internet Explorer, Safari, Google Chrome ou navegadores baseados em Chromium são afetados =.

O que fazer se você tiver problemas para editar um artigo grande?

Se você teve problemas com um artigo por tanto tempo que não conseguiu editá-lo, ou se seu navegador cortou o artigo e você não conseguiu editar o final, existem várias maneiras de resolver o problema.

A melhor solução é atualizar seu navegador, se possível. Nenhum dos principais navegadores modernos tem esse problema, e você também encontrará mais benefícios com a atualização, pois os navegadores modernos terão um desempenho melhor exibindo o conteúdo escrito em HTML moderno (e outras linguagens) e terão corrigido muitos bugs, incluindo este.

Como solução temporária, você deve ser capaz de editar o artigo em seções usando os links "editar" ao lado de cada título de seção. Isso deve funcionar, a menos que as seções sejam maiores que 32kB, o que é incomum. Você pode editar o texto antes da primeira seção editando-o e alterando a parte do URL que diz & section = para & section = 0. Você pode inserir uma nova seção usando o link "+" (se existir) ou editando uma seção existente e adicionando uma segunda linha de cabeçalho a ela.

Outra solução é, se uma seção for grande o suficiente, que todas as informações da seção vão para o seu próprio artigo (vinculado ao artigo original ou "central"), evitando assim o tamanho do artigo e contribuindo para a expansão do Ônibus Wiki.