Busscar

De Ônibus Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
Unbalanced scales.svg
Este artigo é parcial
Busscar
Logo-Busscar.png
Atividade Fabricante
Fundação 17 de setembro de 1946
Sede Joinville, SC
Produtos
  • Modelos rodoviários e urbanos
  • Carrocerias
Website oficial http://novabusscar.com.br/

Busscar S.A. (atual Carbuss) é uma fabricante de ônibus rodoviários e urbanos.

O complexo industrial da empresa abrangem (em Joinville ) uma área total de 1.000.000m2, com 84.000m2 de área construída.

Empresas coligadas da Busscar atuam no ramo da industria automotiva. A TECNOFIBRAS atua no setor de plásticos e desenvolveu tecnologia própria durante seus mais de 25 anos de atuação no mercado. A CLIMABUSS especializada na produção de ar condicionado para ônibus iniciou suas atividades em 2002 e vem conquistando seu espaço no mercado à passos largos fortalecendo a sua marca.

Histórico

Em 17 de setembro de 1946, os descendentes de suecos Augusto Bruno Nielson e Eugênio Nielson abriram uma marcenaria em Joinville. Faziam móveis, esquadrias, balcões de madeira.

Um ano depois, a Nielson & Irmão reformava a primeira carroceria de ônibus. Pouco depois, em 1949, eles montaram uma jardineira com estrutura totalmente de madeira, sobre um chassi Chevrolet Gigante. Era a semente de um negócio que em poucas décadas se transformaria em um importante fabricantes de ônibus no mercado mundial.

Com a entrada de Harold Nielson (filho mais velho de Augusto) em 1956, a empresa tomou novos rumos e caminhou a passos largos na vanguarda do segmento no Brasil, destacando-se com produtos inovadores e revolucionários como os modelos Diplomata em 1961, o Urbanuss em 1987 e o Panorâmico DD em 1998 entre muitos outros.

Em 1990 a chamada Carrocerias Nielson lança uma nova família de rodoviários e troca a marca para BUSSCAR ÔNIBUS dando início a marca que hoje é conhecida no mercado Brasileiro e Internacional.

Mesmo com o falecimento de Harold Nielson no final de 1998 a empresa não perdeu suas características de destaque que sempre foram o design, conforto, durabilidade e resistência de seus produtos.

Em 1999 a Busscar ingressou no mercado de micro-ônibus com o modelo Micruss e inovou no mercado de urbano com o Urbanuss Pluss que tornou-se referência.

Em 2001 lançou a nova família dos rodoviários , VisstaBuss e Jumbuss , 2002 o Urbanuss Pluss Tour, o primeiro ônibus de dois andares para turismo na América Latina , 2003 o primeiro Midi Ônibus com motor traseiro no Brasil chamado Miduss , dentre outros destaques de inovação e pioneirismo.

Em abril de 2009, a empresa apresentou a nova versão da carroceria Panoramico DD, com máscara frontal seguindo o estilo dos novos Elegance. Os três primeiros ônibus foram para a região da Costa Rica e El Salvador. A primeira empresa do Brasil à adquirir o modelo foi a empresa Petitto, de Pradópolis (SP).

Ônibus produzidos

Urbanos

Micros e Midibuses

Rodoviários

Fatos

Como diferenciar um Jum Bus de um El Buss da Busscar?

Basta observar acima da porta - se o carro tiver um vidro ele é um Jum Buss, quando houver um "franzido" é um El Buss. Outra forma de identificação é a janela do motorista. No El Buss ela é independente, um janelão. No Jum Buss a janela do motorista é igual à parte da porta.

Galeria

BusscarGiant.png
Logotipo anterior

Ver também

Ver também
ComilNeobusMarcopolo

Links externos

Ligações externas
Local webUma parte do artigo (fora do ar)