El Buss 320

De Ônibus Wiki
El Buss 320
Example alt text
Versão 1990 (primeira)
Visão Geral
Produção todas as versões: 1990-atual
Fabricante Busscar
Modelo
Classe Rodoviário
Carroceria Rodoviário
Ficha técnica
Plataforma Mercedes-Benz, Ford, Scania, Volvo,
Modelos relacionados El Buss 340

El Buss 320 são carrocerias rodoviárias de ônibus lançadas pela Busscar, que conta com variações, a primeira sendo produzida em 1990 e a outra apenas em 2018. O modelo, consideravelmente é uma versão menor do El Buss 340 e é o menor da linha Busscar El Buss.

Geral[editar | editar código-fonte]

Fazendo parte da linha El Buss, sua estimativa em altura, pode ser entre 3,20, ou 3,30 metros, como vistos em seu nome de marca. Sua versão alongada é o El Buss 340. Estes modelos são desenvolvidos para linhas de curtas ou médias distâncias, sendo utilizado também em fretamento ou turismo[1]. As carrocerias são derivadas dos El Buss maiores, com diferenças nas larguras, que também compartilham com o Jum Buss. As maiorias das carrocerias contam com visuais quadrangulares, e usam, as vezes na maioria, janelas quadrangulares.

Variações e versões[editar | editar código-fonte]

Primeira variação 1990[editar | editar código-fonte]

Em 1990, dando origem a linha El Buss, sendo fabricado com outros veículos da linha, surge a primeira variação do modelo, esta variação, sendo o menor, tem um visual mais antigo, e consideravelmente compartilha com a menor versão do Busscar Jum Buss. O modelo de visual quadrangular, com seu pequeno tamanho, parece com um midibus e tem o uso de vidros deslizantes, porta-pacotes, entre outros itens.

2007[editar | editar código-fonte]

A segunda variação surge anos depois em 2007, ganha um novo visual quadrilátero e com remoção de grades perceptíveis em sua parte frontal, colocando-os no seu para-choque, segue a mesma largura pequena com a janela do motorista ampliada, também possui iluminações de faróis quadrangulares, esta variação também foi muito utilizada, variando em seu interior, de ar-condicionado opcionalmente, as vezes vidros deslizantes, também pode possuir "máscaras pretas" aos redores.

  • A versão 2007 é derivada da variante El Buss 320 FT, que é um modelo semelhante com visuais compartilhados, com únicas diferenças vistas nos faróis que são mais redondos, adição de grades e mudanças nas iluminações de faróis da parte traseira, que se tornaram circulares.
Versão 2007

2019[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2018 surge a variação 2019 (terceira) variação do modelo, que recebe novo face-lift "em led", além do visual arredondado, que seu objetivo, é ser futurístico com várias curvaturas. O modelo possuí serviços executivo as vezes, e possui os mesmos design dos El Buss maiores, sendo semelhante ao El Buss 340 2020. Visto em suas imagens, este modelo parece possuir ar-condicionado, e vidros colados.

  • Este modelo em novembro de 2019, recebe uma atualização, o El Buss 320L, que foi exportado e possui características semelhantes.

Chassis identificáveis[editar | editar código-fonte]

El Buss 320[editar | editar código-fonte]

Mercedes-Benz[editar | editar código-fonte]

Fabricante do chassi Nome do chassi Motorização Empresas Nota
Mercedes-Benz OF-1318
Mercedes-Benz OF-1315
Mercedes-Benz OF-1620
Mercedes-Benz O-371 RS
Mercedes-Benz OH-1318
Mercedes-Benz OH-1618
Mercedes-Benz OF-1115
Mercedes-Benz OF-1314
Mercedes-Benz OF-1721
Mercedes-Benz OF-1313
Mercedes-Benz OF-1417
Mercedes-Benz O-500M
Mercedes-Benz OF-1722M
Mercedes-Benz OF-1418
Mercedes-Benz OH-1418
Mercedes-Benz O-500M Bluetec 5
Mercedes-Benz OH-1518

Volksbus[editar | editar código-fonte]

Volkswagen 11-130 CO
Volkswagen 16-180 CO
Volkswagen 16-210 CO
Volkswagen 17-230 EOD
Volkswagen 17-260 EOT
Volkswagen 17-230 OD
Volkswagen 15-190 EOD

Ford[editar | editar código-fonte]

Ford B-1618

Scania[editar | editar código-fonte]

Scania

Volvo[editar | editar código-fonte]

Volvo

Fontes

  1. O El Buss 320 é uma versão menor da linha El Buss

Galeria[editar | editar código-fonte]